Não registrado na rede? Veja como resolver

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Várias pessoas reclamam informando que seu smartphone mostra a mensagem de NÃO REGISTRADO NA REDE, mas esse problema pode ser por várias razões.  Então prepramos um tutorial do básico ao avançado para solucionar esse problema.

Lembrando que o site android no Brasil não se responsabiliza por qualquer dano ao deu smartphone.

Algumas soluções será necessário ter acesso root ao seu smartphone. Mas mostraremos algumas soluções básicas para não precisar desse procedimento de root.

1 – As causas do erro NÃO REGISTRADO NA REDE

Ao se locomover dentro da cidade, o seu aparelho está constantemente analisando os sinais das diversas torres e antenas disponíveis, ao seu redor. Ele tende a se registrar na rede cujo o sinal é mais forte.
Se você muda de local, o aparelho pode se registrar em outra rede… ou não.
A mensagem de erro ocorre quando o seu celular não consegue se conectar a uma das redes locais disponíveis (se houver).

O aparelho pode estar tentando fazer uma conexão LTE (4G), onde só há opção de conexão WCDMA (3G), só pra exemplificar.
O problema parece estar ligado a aparelhos Samsung — Galaxy S3, S4, S5 além de outros modelos desta marca ou de outras.
A mensagem de erro está associada também ao fato de a operadora não conseguir identificar o IMEI do seu aparelho:

  • por você estar usando um firmware desatualizado
  • por você estar usando uma versão do Android desatualizada
  • por que a operadora está com problemas temporários ou em manutenção na área em que você se encontra
  • por que você está fora da área de cobertura das antenas da sua operadora

Modelos de smartphone importados, que ainda estão em processo de homologação na ANATEL, podem apresentar este problema.
Se você trocou de operadora, recentemente, pode encontrar este erro por que o processo de mudança ainda não foi 100% completado.
Vamos às soluções, começando pelas mais simples.

1 – Como resolver o erro no seu Smartphone, no modo de voo

 

Tente colocar o aparelho no modo avião ou modo offline.

  • Pressione o botão Power no seu smartphone até aparecer o menu de desligamento.
  • Toque no ícone que possui um avião desenhado — Modo offline.
  • Em seguida, tente realizar uma chamada.
  • Você será avisado de que se encontra no “Modo offline” e se deseja mudar para online. Toque no botão “Ok”.
  • Se o aparelho completar a chamada, é por que o problema se resolveu.

Deixar o aparelho no modo offline e, após alguns segundos (ou conte calmamente até 5), voltar pro modo online, pode resolver.

2 – Desligue e ligue o aparelho

Desligar o aparelho e mantê-lo assim por alguns segundos, equivale à solução anterior.
Opcionalmente, você ainda pode remover a bateria e aguardar um tempo, antes de a colocar de volta e ligar o aparelho.
Alguns relatos vão mais longe — dizem que removem e colocam de volta o chip SIM.
Veja o que funciona pra você.
Jamais remova a bateria ou o chip SIM sem desligar totalmente o celular.

3 – Troca de operadora

Esta solução pode ser extremamente incômoda pra maioria dos usuários.
Experimente chips de outras operadoras e, se for o caso, faça a mudança para a companhia que ofereça uma melhor cobertura na sua área.
Usuários que desbloquearam seus smartphones, trocaram de operadora e mudaram seus chips SIM, podem obter o erro “Não registrado na rede” ao tentar fazer ligações enquanto o processo não tiver transcorrido — neste caso, cabe ligar pro atendimento ao consumidor da sua nova operadora de telefonia e questionar sobre o que pode estar ocorrendo.

4 – Atualize o seu dispositivo Android e o software de sua conta Samsung

O problema pode estar sendo causado por algum dos softwares do sistema e pode já ter sido resolvido — tudo o que lhe falta fazer é instalar as atualizações, com as devidas correções.
Para isto, siga os seguintes passos:

  • Carregue completamente a bateria do seu aparelho — uma vez que a atualização de softwares pode ser demorada e descarregar sua bateria.
  • Abra o menu Configurações e selecione a opção Sobre o dispositivo.
  • Selecione Atualização de Software e, em seguida, Atualizar, para verificar se há novidades disponíveis via Samsung pro seu dispositivo.
  • Se houver, faça a atualização e aguarde até que ela seja concluída.
  • O aparelho deverá ser reinicializado automaticamente.

Esta costuma ser a principal causa do erro.

5 – Seleção manual ou automática do provedor de rede

Verifique se o seu smartphone está fazendo a seleção correta da rede da sua operadora.

  • Abra o menu Configurações.
  • Selecione Mais configurações…/Configurações sem fio e redes/Redes móveis
    Em aparelhos mais recentes, o painel é acessado a partir das opções Mais redes…/Redes móveis.
  • No painel Seleção de banda, opte pela automática (costuma ser a primeira).
  • Volte ao menu anterior e selecione Configurações de rede. Em seguida, toque na opção Automática (também costuma ser a primeira).

Alguns sites oferecem variações desta solução:

  • No painel de configuração Seleção de banda, opte pelo tipo de conexão/rede específica que for mais adequada pra sua área: LTE, GSM, WCDMA etc.
  • E no painel Configuração de rede selecione a operadora específica do seu chip SIM, em vez de escolha automática.

Aqui, cabe ressaltar, que a seleção automática é sempre a mais indicada. Uma vez que o seu dispositivo é móvel, cabe a ele buscar e conectar ao tipo de rede com melhor sinal ao redor.

6 – Reset de Fábrica ou Root

Se o problema segue sem solução, sugiro fazer cópia de segurança de seus arquivos e partir pro reset de fábrica. Neste caso, use a opção Fazer backup e redefinir, dentro do menu de configurações.
A opção Reset de fábrica apaga todas as suas informações pessoais, o que pode incluir fotos, músicas etc.
Fazer o rooting, por fim, pode ser uma solução. A que segue, foi feita pro Samsung Galaxy S3 e pro Galaxy Note 2. Eu não testei e não sei se funciona:

  • Cada modelo de aparelho tem um procedimento de rooting próprio. Procure pelo seu via Google.
  • Após a realização do rooting, instale o BusyBox, do Google Play.
  • A seguir, instale o Azira Patch — um aplicativo feito para corrigir o “não registrado na rede”.

Enfim, se nada disto funcionar, procure a assistência técnica autorizada.

Gostou do tutorial? por favor comentar caso seu problema foi resolvido. E compartilhe essa matéria para que seus amigos possam repassar para quem está com esse problema :).

 

 

  • Ronalldo

    otimo, valeu deu certo. Atualizei

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