Google lança recurso para economizar dados no celular

0

CEO do Google,Sundar Pichai anunciou nesta quarta-feira (24) em um evento para editoras em Paris, na França, o lançamento do recurso Accelerated Mobile Pages (AMP), páginas móveis aceleradas, em português.

Como o próprio nome diz, a ferramenta aumenta a velocidade de carregamento das páginas em dispositivos móveis. O conteúdo original, com imagens, vídeos e textos, dos sites é simplificado a partir de um novo código para melhorar a usabilidade.

Em termos práticos, isso significa que os usuários não precisarão mais esperar vários minutos para que possam ler um artigo na web.

Grandes nomes da imprensa mundial, como The New York Times, The Guardian, BBC e El País já fecharam parceria com o Google.

No Brasil, 24 sites decidiram utilizar o AMP, entre eles, a EXAME.com e outros veículos da Editora Abril. Folha de S. Paulo e Editora Globo são outras companhias que decidiram se unir ao Google. Segundo a empresa, o Twitter terá links para páginas AMP ainda em março deste ano.

Para se ter uma noção do quão rápido é o carregamento das páginas AMP, o Pinterest realizou alguns testes. Neles, os artigos que usam o recurso carregaram 4x mais rápido e usaram 8x menos dados do que uma página tradicional para smartphones e tablets.

Desse modo, além das páginas serem aceleradas, elas gastam menos dados do plano de telefonia móvel e, consequentemente, menos dinheiro sai do bolso do usuário.

No entanto, vale ressaltar que o AMP funciona apenas em smartphones. O Google informou que ainda não há data para a implementação da tecnologia em tablets.

O vídeo abaixo (em inglês) mostra com o AMP funciona:

Compartilhe com seus amigos :)